Sobre

Sobre a Questioning Mind

 

 

A Questioning Mind® é uma iniciativa que engloba diferentes tipos de cursos, treinamentos, diálogos, mentorias e conteúdo, focados em criar as condições para avançarmos nossa própria percepção e aumentar sua clareza, vermos e transformarmos as limitações que encontramos, e alcançarmos maneiras de ser, pensar, comunicar, conectar, estar e agir mais genuínas, práticas, humanas, conscientes e sensíveis.

É sobre nos tornarmos seres mais autoconscientes, conectados com o que é essencial, e comunicadores mais genuínos, e com um olhar mais crítico.

É sobre abrirmos espaço, percebermos e descobrirmos possibilidades de transformação, e nos criar abertura para irmos além do ato habitual e automáticos … sem estarmos sempre tentando chegar a conclusões fixas.

A Questioning Mind® é essencial enquanto estivermos dispostos a existir como seres genuínos e transformadores.

intenção

Podemos cultivar uma percepção completamente diferente em vez de uma percepção condicionada?

Nossa intenção mais profunda é alcançar clareza de percepção porque a base para o transformar e o viver genuínos, na plenitude do nosso ser, do nosso potencial humano e da nossa experiência começa com a percepção clara e a partir do silêncio.

 

A Questioning Mind® (Mente Questionadora) traz o poder transformador do questionar, escutar, observar e ver habilidosamente, a partir do silêncio, de not-knowing®, da integração mente-corpo, e da consciência do nosso condicionamento, para abrir e libertar nossa mente, alcançar clareza de percepção, autoconsciência, desconstruir, e criar uma abertura incondicional, tornando nossas descobertas, nossa experiência de nós mesmos e do mundo, nossa comunicação e relações mais genuínas, livres, conscientes, criativas, humanas e significativas, e nos tornando mais capazes de ver o ser humano e o que nos cerca além das palavras, conceitos, divisões e linguagem, e além do que nos é conhecido, certo e automático.

o que é ?

O que é uma Questioning Mind® (mente questionadora)?

Podemos não começar pela conclusão e apenas investigar com atenção?

Questioning Mind® (Mente Questionadora) é uma maneira de ser, uma atitude, que é auto reflexiva, inquisitiva, investigadora, escutadora e observadora a partir do silêncio, da integração corpo-mente e da experiência.

Uma questioning mind® rompe a monotonia dos raciocínios habituais e dos automatismos mentais, confronta nossas respostas habituais e automáticas, rompe o mundo do conhecido (memória, rótulo e associações), desenvolve a atenção/vigilância, cria espaço e abertura para o desconhecido e para o genuíno.

Uma questioning mind® envolve o questionar, o investigar criticamente (profundamente), o escutar e o observar e ver refinados, cuidadosos, habilidosos, silenciosos e nada triviais, a partir do silêncio, de not-knowing®, do entendimento da natureza e operação da nossa mente/percepção, da integração mente-corpo, e de dentro do nosso experienciar.

Engloba meta-habilidades essenciais, uma mente alerta, atenta, aberta e livre que questiona e escuta habilidosamente, examinando criticamente as suposições das quais depende nossa própria experiência de nós mesmos e do mundo.

É sobre aprender a não teorizar. Desconstruir para criar abertura.

É sobre desconstruir o olhar de quem olha.

Questioning Mind® gera energia e movimento para uma abertura mais incondicional, que é a base para uma transformação mais perene, e para o descobrir, não nos livros e em outras pessoas, mas para o descobrir por si mesmo, com base numa percepção mais livre do que é conhecido e habitual.

Questioning Mind® é sobre desconstruir, descobrir e criar a abertura e a Awaring (tornar-se consciente) fundamentais para a transformação.

por que?

Porque desenvolver uma questioning mind® é relevante

• nossa percepção é limitada e nebulosa por uma série de razões
• vivemos em contextos em contínua mudança, com crescente desconexão humana, desatenção e distração
• na maioria do tempo, agimos no piloto automático e nos tornamos intelectualmente, interiormente e eticamente mecânicos e repetitivos
• a maioria das pessoas acredita que é autoconsciente, mas apenas 10% a 15% realmente se encaixam nos critérios (Tasha Eurich, 2017, 2018, 2019)
• não questionamos nossas maneiras de experienciar a nós mesmos, as pessoas e o mundo
• as meta-habilidades e habilidades humanas em foco são críticas e muito requisitadas na vida e no trabalho 

• a maneira como nós criamos sentido, experienciamos a nós mesmos e o mundo, nos comunicamos e nos relacionamos tem implicações éticas e humanas para nós mesmos, os outros e o que nos rodeia

para reativar o mais humano e genuíno em nós

por que escolher a Questioning Mind®?

As diferenças do trabalho da Questioning Mind® incluem:

um exercício de base, fundamental, e ancorado em tradições e desenvolvimentos sofisticados; não é solução quick-fix ou superficial, é um exercício de desconstrução e abertura intencional, profundo e contínuo, para criar/abrir espaço e percepção, que são fundamentais para transformações mais perenes e autoconsciência

é realizado a partir de silêncio/nada ou not-knowing, e a partir da integração mente-corpo, do entendimento da percepção e da investigação longa e profunda da experiência humana – experiência perceptiva e conceitual: isso torna o aprendizado muito mais robusto, fundamental, livre e consistente e cria uma abertura e uma base forte para uma transformação mais perene

é prática e metodologicamente fundamentado

não é conceitual e ajuda a ir além da compreensão intelectual/abstrata: é feito a partir de usos complexos da sua experiência prática e da integração mente e corpo.

Busca desenvolver, enriquecer e refinar a habilidade perceptiva ou repertório perceptivo e prático (ancorado na experiência prática) ao invés do repertório teórico-conceitual.

é um exercício para insights sobre a nossa própria natureza; não é sobre compreensão intelectual de conceitos ou habilidades

é um processo aberto e orgânico: a beleza da mente questionadora é que, enquanto questionamos nosso conhecimento e nossas maneiras de estar no mundo, o aprendizado se desenvolve de forma bastante orgânica e espontânea à medida que o questionamento e o esvaziamento acontecem

não é dogmático; sem gurus, técnicas, frameworks, diagnósticos e respostas prontas e certas

é interdisciplinar e inclui desenvolvimentos, tradições e abordagens altamente sofisticadas para trabalhar os temas sob foco

é dialógico, não monológico: todos os participantes são realmente cocriadores de conhecimento nas nossas interações; não há predominância de voz, opinião ou perspectiva

a Questioning Mind® (Mente Questionadora)
não envolve nem trata de questões emocionais ou pessoais,
nem psicológicas
.

direção do trabalho

Que pergunta urgente está conduzindo você em sua busca?
Os trabalhos realizados pela Questioning Mind® (Mente Questionadora) se direcionam à:

qualidade da mente que quer aprender a aprender-na-prática, desconstruir, investigar, descobrir por si mesmo, e alcançar insights mais transformadores sobre a própria pessoa, as outras e o que a circunda

abertura como base essencial e consistente para a transformação

autodescoberta  e autoconsciência a partir da experiência, ao invés de teorias, conceitos e dogmas, e do entendimento de como nossa percepção é condicionada/limitada

quem somos como seres humanos e suas implicações em como experienciamos a nós mesmos e o mundo, num mundo às vezes pouco humano

percepção do que é essencial e do que é não-essencial

abertura para agirmos mais de dentro da experiência e menos do piloto automático

abertura como base essencial e consistente para a transformação

maneiras de ser e de agir mais genuínas e significativas

quem somos como seres humanos e suas implicações em como experienciamos a nós mesmos e o mundo, num mundo às vezes pouco humano
percepção do que é essencial e do que é não-essencial

como contribui

O que o trabalho da Questioning Mind® (Mente Questionadora) pode fazer com nós, desde que nos engajemos nele:

• autoconsciência
• mais genuínos em nossas experiências de nós mesmos, das pessoas e do que nos cerca
• nossa escuta e comunicação se tornam mais genuínas, claras, conscientes e práticas
• nossa autonomia inquisitiva se expande
• a conexão humana e relacionamento com nós mesmos, com as pessoas e com o que nos circunda se torna mais genuína
• quanto mais genuínos somos, maior é nosso impacto nas nossas vidas e experiências assim como na dos outros, e mais o mundo se conecta intimamente conosco; e mais nos conectamos e relacionamos com os outros de maneiras poderosas

• cria uma abertura incondicional, que forma a base essencial para transformações mais fundamentais e perenes
• abre espaço para o novo, para diferentes e outras possibilidades de se comunicar, criar, se conectar e relacionar
• aumenta e refina nosso senso de responsabilidade pessoal e a consciência de potenciais implicações éticas e humanas da nossa maneira de experienciar a nós mesmos, as pessoas e o mundo
• ajuda a romper e nos levar para além do habitual e do piloto automático
• alcançamos insights mais ricos e diferenciados
• desenvolvemos olhar crítico
• desenvolvemos melhor entendimento e maior sensibilidade às circunstâncias, às pessoas e ao que nos cerca
• desenvolvemos um senso mais refinado do que é realmente relevante e essencial
• e muito mais….

quem lidera

Quem lidera e realiza o trabalho?

Patrícia C. Nascimento, PhD

pesquisadora, questionadora, escutadora, educadora,
mentora, curiosa, exploradora e eterna [des]aprendiz

“Sou dedicada a mergulhar fundo, a fazer muitas e provocadoras perguntas, a escutar habilidosa e conscientemente e permaneço fiel à uma curiosidade sem fim. Sou faminta pelas experiências e aprendizados das pessoas, e não estou interessada somente em como as pessoas se movimentam, mas principalmente no que as faz se moverem.
Além disso, danço e sou apaixonada pelo samba-de-gafieira e pela dança de salão, pela linguagem do ‘novo circo’ (Cirkus Cirkör e Cirque du Soleil), por pão-de-queijo, por fotografia P&B e pelo cheiro de terra molhada.
Adoro deslocamentos intelectuais e a tirar as ‘coisas’, efetivamente, do lugar.
Privilegio a profundidade e a clareza.
Amo o silêncio.”

Patrícia Nascimento, PhD

• É interdisciplinar e se baseia no pensamento e filosofias orientais (experiência direta, o privilégio do conhecimento tácito/prático,) relacionado a criação e comunicação de conhecimento
• Pesquisa, tem interesse profundo, tem experiência prática e concreta e intersecta em seu trabalho sabedorias antigas e filosofias não-ocidentais há mais de 20 anos, especialmente aqueles relacionados à filosofia da mente e da linguagem, aprender, awareness, meditação e ioga tibetana.
• Tem foco no desenvolvimento humano seu trabalho interdisciplinar está centrado em: (a) no desenvolvimento de meta-habilidades, de habilidades humanas e ontológicas e sensibilidades perceptivas, (b) reflexividade/práticas reflexivas críticas e dialógicas, (c) not-knowing, (d) criação de conhecimento na prática (knowing-in-practice/knowing-as-we-go), (e) comunicação e uso de conhecimento prático/tácito, e (f) ativação de insights mais criativos/originais e transformadores. Possui extensa e profunda experiência com criação-de-conhecimento-na-prática (knowing-in-practice, knowing-as-we-go) e usos complexos de conhecimento tácito e prático para os temas acima.
• Seu trabalho busca nos preparar para nos tornarmos melhores [des]aprendizes, para agirmos e respondermos de uma forma mais genuína, ética e criativa, para nos comunicarmos de forma mais prática e dialógica, para sermos mais críticos (profundidade), e para alcançarmos uma conexão mais humana.
• Atualmente é professora na USP (Escola Politécnica), no MBA Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável, e também no Programa Paideia, com curso de ‘Mente Questionadora/Questioning Mind’.
• É também instrutora no ‘Center for Creative Inquiry’ (Berkeley, California) com o curso relacionado a ‘Questioning Mind and listening from not knowing’.
• Lidera e executa também projetos relacionados a ‘Questioning Mind’ e meta-habilidades para a formação de agentes de mudança e líderes (jovens e adultos de baixa renda) em parceira com ONGs.
• Possui extensa experiência corporativa e acadêmica, nacional e internacional, assim como com ONGs nacionais e internacionais.
• Tem vários artigos publicados sobre sua área. É pesquisadora convidada de vários grupos de pesquisa na Finlândia, Suécia e Noruega e membro e coordenadora do capítulo São Paulo do RGCS (Research Group on Collaborative Spaces).

Patrícia Nascimento, PhD

Formação

• Pós-doutora pela KTH Royal Institute of Technology (Suécia) em  ‘Comunicação e Criação Dialógica de Conhecimento Tácito e Prático’
• PhD pela Universidade de Tampere (Finlândia) em  ‘Comunicação e Criação Dialógica de Conhecimento Tácito e Prático’
• Mestrado em ‘Ciências da Comunicação’ pela USP
• Pós-Graduação em ‘Estudos Integrados de Pesquisa’ pela Universidade de Loughborough (Inglaterra, Reino Unido)
• Professora no MBA USP ‘Tecnologias Digitais e Inovação Sustentável’ (Escola Politécnica – LASSU – Laboratório de Sustentabilidade) 
• Professora no Programa Paideia (treinamento de jovens, de baixa renda entre 16 e 20 anos, em cidadania, microinformática e computação) com a disciplina “Mente Questionadora”
• Pesquisadora convidada do “Centre of Practical Knowledge” da Nord University (Noruega), do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB)
• Professora visitante na KTH Royal Institute of Technology (Suécia)
• Pesquisadora com várias parcerias de pesquisa internacionais,  em especial com universidades em países Nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca)
• Tem formação e atuação interdisciplinar, ancorada em filosofia, metodologias e métodos empiricamente validados
• É Coordenadora do capítulo do Grupo de Pesquisa internacional “RGCS” em São Paulo/SP: é uma rede internacional de pesquisa

• Instrutora de Kum Nye (yoga tibetana, Pelo Instituto Nyingma Brasil)

Para maiores detalhes sobre Experiência, Publicações e outras informações acadêmicas, por favor,  veja meu CV Lattes (Currículo Acadêmico):   http://lattes.cnpq.br/1129503057529049


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